Otimizando um fluxo eficaz de compras
Os principais objetivos do setor de compras é obter e coordenar o fluxo contínuo de suprimentos ...
Os principais objetivos do setor de compras é obter e coordenar o fluxo contínuo de suprimentos de modo a atender as necessidades internas da companhia tanto na parte de produto como em serviços.
Comprar materiais e serviços aos melhores preços, não fugindo aos parâmetros qualitativos e quantitativos.
O setor de compras tem a grande responsabilidade de suprir a empresa com os insumos e serviços adequados às particularidades da Andreani, equilibrando a quantidade de materiais a serem compradas.
A administração de compras é uma atividade fundamental para uma gestão eficaz das empresas e que influenciam diretamente nos seus produtos/serviços e no relacionamento com os clientes finais, estando também relacionada à competitividade e ao sucesso da organização. A aquisição de produtos e serviços representa um fator decisivo na atividade de uma empresa, pois podem gerar redução nos custos e melhorias consideráveis nos lucros e competitividade no mercado em que atua.
Ao longo do tempo, o setor de compras passou a ser imprescindível para a administração de recursos de uma empresa. “Saber comprar de forma a beneficiar a organização é determinante não somente para a competividade, mas também para a permanência da empresa no mercado. Pequenas reduções no custo das aquisições podem refletir positivamente no lucro da empresa. Para isso é fundamental manter um banco de dados de fornecedores atualizado, ter poder de negociação, centralizar todas as compras no departamento, para termos melhores resultados, controles e ciência do que está sendo adquirido pela organização”, afirma Welington Ramos dos Santos, responsável do departamento de compras da Andreani Logística.
A evolução da função de compras nas organizações mostra que é fundamental a atenção a ser dada a este departamento. Atualmente as empresas se preocupam muito com o processo de compras, pois este sendo executado com sucesso pode ser motivo de redução de custos para a empresa. Neste sentido cabe aos responsáveis por tal processo estarem atentos a preço, prazo, volume e qualidade para se beneficiarem da execução eficaz deste processo.
A redução de custos é um dos objetivos entre outros do departamento de compras.
- Suprir a empresa com um fluxo seguro de produtos e serviços para atender as suas necessidades;
- Comprar eficiente e sabiamente, obtendo qualidade, melhor custo, condição de pagamento e prazo de entrega;
- Proporcionar o melhor serviço possível aos clientes internos; • Selecionar os melhores fornecedores do mercado;
- Ter um bom relacionamento com os fornecedores;
- Monitorar as tendências do mercado de produtos e serviços;
- Negociar eficazmente com fornecedores que possam fornecedor ótimos produto/serviços, tecnologia e inovação para a companhia.
- Elaboramos algumas dicas de como otimizar o processo de compras dentro da organização:
- Conhecer bem o produto/serviço que sua empresa oferece para que possa trazer melhores soluções para o dia a dia da companhia.
- Redução do ciclo de compra para obter um menor custo de aquisição uma melhor eficiência e aplicação dos insumos adquiridos.
- Um ponto indispensável é o planejamento estratégico, elaboramos o passo a passo de todo o processo de compras para fazermos o acompanhamento e saber onde atuar caso algo inesperado aconteça.
- Centralização das compras – Otimiza o processo interno, melhorar as negociações junto aos fornecedores, melhor controle e monitoramento dos gastos.
- SRM (GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES). Essa ferramenta melhora o gerenciamento e relacionamento com os fornecedores.
- Quando falamos em fornecedores, vamos além do básico, e procuramos parceiros de verdade, que estarão prontos a nos atender, mantendo a qualidade e agilidade nas entregas.
- Gerenciamento de estoque – Estoque é dinheiro parado, então temos que acertar o máximo possível na previsão de consumo, para não termos dinheiro parado e que poderia ser investido em outro departamento ou até no crescimento da companhia.
- Ter bons indicadores para monitorar o bom desempenho e evolução do departamento e seus insumos.