Andreani

24/08/2018

27 de agosto, Dia do Psicólogo

Ter um profissional da área da Psicologia no setor de Recursos Humanos faz total diferença. O papel desta peça chave na corporação vai além de estar focado em recrutamento e seleção dos futuros colaboradores. É cuidar e zelar pelo bem-estar das pessoas, treinar e desenvolvê-las para que as mesmas cresçam profissionalmente e como ser humano, criar estratégias para a empresa alcançar os resultados desejáveis através das pessoas.

Na hora do recrutamento e seleção, por exemplo, são realizados vários processos para garantir que o profissional adequado seja contratado. Além da seleção de pessoal e o recrutamento, o papel do Psicólogo é bastante relevante no desenvolvimento da relação colaborador/empresa. Por isto a interação entre empregado e organização como processo recíproco precisa ter uma gestão diretamente humana, e é aí onde o Psicólogo usa todas as suas ferramentas.

 

No processo de recrutamento e seleção alguns pontos importantes são levados em conta, “Bagagem profissional é muito importante, porém mais do que isso é o perfil do candidato estar atrelado à cultura da empresa. Ele tem que ter os mesmos propósitos, preservando os valores que a companhia acredita. Caso contrário, mesmo que ele assuma a posição, a possibilidade de frustração em curto prazo é considerável. O ideal é que o candidato mantenha a transparência e naturalidade na entrevista, pois desta forma, a autenticidade se torna notável. Em um processo de seleção, o que não é verbalizado, é mostrado através da linguagem corporal. ” Afirma Marcela Santos, de Recrutamento e Seleção da Andreani Logística.

 

Uma empresa é constituída por pessoas e apesar da tecnologia estar cada vez mais presente no nosso dia a dia, são as pessoas, o nosso maior capital, que irão ajudar no processo de transformação de uma companhia. Entre os desafios deste profissional, conciliar os propósitos da empresa x propósitos das pessoas é uma das principais responsabilidades. Trabalhar o coletivo, mas não esquecer de trabalhar o individual, respeitar as diferenças. Também lidar diariamente com os desejos, angústias e frustrações do profissional, o que leva o Psicólogo a ajudá-lo a ter uma leitura mais clara sobre a grande importância que ele tem no ambiente em que atua, independentemente da posição hierárquica ou complexidade das tarefas.

 

 

Segundo Denise Franco, Gerente de RH da Andreani Logística, “Um dos maiores desafios do Psicólogo durante o processo de contratação é buscar pessoas que têm os mesmos propósitos da organização. Valores, ética, capacidade de aprender, são pontos que o RH da Andreani não abre mão na avaliação dos candidatos. Além disto, nossa equipe de desenvolvimento, composta por psicólogos, faz um trabalho constante com a liderança da empresa, pois acreditamos que nossos líderes nos ajudam a buscar resultados através das pessoas e nos auxiliam a cuidar do nosso maior capital: nossos colaboradores!”

 

 

É por isto que nesta data especial, queremos homenagear a todos os profissionais que, além dos recursos materiais ou financeiros, os recursos humanos, psíquicos, mentais, emocionais, comportamentais dos funcionários constroem aquele elemento fundamental de toda uma organização: o colaborador, o capital humano.

Twitter Facebook

Voltar ao início