Andreani

08/03/2018

A importância dos valores de uma empresa

Os valores de uma empresa são qualidades, princípios ou crenças que a mesma possui e que guiam ou orientam decisões, ações e condutas dos seus integrantes. Conversamos com a equipe de RH da Andreani Logística e abordamos este importante assunto.

Estabelecer os valores de uma empresa permite dar uma identidade e personalidade, construir a base para a cultura, inspirar, motivar e projetar uma imagem positiva perante os colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e público no geral.

Os valores representam como fazemos as coisas. Por isto, não apenas tem que estar no inconsciente dos integrantes da empresa, mas também em tudo que a empresa está envolvida: produtos, comunicação, responsabilidade social, entre outros. Tudo isso ajuda a manter uma cultura corporativa clara e objetiva, ajudando o excelente funcionamento de uma organização.

Compartilhar valores dentro do ambiente ajudará o rendimento e sucesso da empresa.

Na Andreani Logística sabemos que isto é fundamental e por esse motivo seguimos os seguintes valores:

a. Vocação de serviço

b. Flexibilidade

c. Inovação

d. Trabalho em equipe

e. Desenvolvimento pessoal e profissional

f. Empenho

g. Melhores práticas

h. Qualidade

i. Rentabilidade sustentável

j. Responsabilidade social

Segundo Denise Franco, formada em psicologia e com pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e gestora de RH da Andreani Logística “Os valores são importantes dentro da empresa porque definem a identidade corporativa, como ela se organiza, no que ela acredita, o que pratica e valoriza. Servem de guia para todos que tem relação com a empresa, colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, governo, ou seja, o grupo de stakeholders. Os valores ditam como devemos nos comportar e contribuem para a formação da cultura organizacional”.

Os valores representam o “como” fazemos as coisas. Por isto, a tarefa primordial do Gestor é traduzir e divulgar a cultura organizacional da empresa e esta cultura está baseada nos valores que foram estabelecidos. Os valores precisam estar presentes nos discursos da gerência e na comunicação institucional, segundo Edgar H. Schein, em seu livro Organizational Culture and Leadership (2016). Estes valores precisam ser validados pelos colaboradores. O papel do Presidente neste processo é fundamental. Ele precisa manter um contato direto com os colaboradores, sair da sua sala e percorrer cada canto da empresa, ouvindo-os com atenção. Precisa agir de acordo com os valores da organização, servindo de exemplo para todo o grupo. Mas isto não é apenas uma tarefa principal do Presidente, precisa ser imitada pelos gestores, líderes e coordenadores que são influenciadores diretos de cada equipe. “A forma mais eficaz de disseminar os valores é através da liderança. O líder serve de modelo e referência e faz parte do seu papel agir de acordo com os valores organizacionais”, afirma Denise Franco, Gestora de RH da Andreani Logística.

Seguindo esta linha de pensamento podemos dizer que os valores precisam ser seguidos, pois quanto mais colaboradores se comportam de acordo com os valores definidos pela organização, mais a cultura organizacional se fortalece, passando ser percebida por outras pessoas que não fazem parte do grupo, como fornecedores, concorrentes e demais pessoas.

Foto Equipe RH Andreani Logística Matriz (da esquerda para a direita): Alexandre Monteiro, Coordenador de Folha de Pagamento; Daniella Martelletti, Analista de Remuneração Sr.; Angélica Olivieira, Assistente de RH; Denise Franco, Gestora de RH; Luana Andrade, Assistente de RH; Elisangela Andriolli, Analista de RH Jr.; Marcela Santos, Analista de RH Sr.; José Carlos, Assistente de RH.

 
 
 
 
 

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