Andreani

22/01/2018

Desafios da Área Comercial na Logística

A área comercial de cada empresa é fundamental na hora de desenvolver estratégias para a companhia, desenvolver como será feita a abordagem de venda e sobretudo, responsável pelos negócios da empresa. Em outras palavras, esta área visa oferecer produtos aos clientes buscando satisfazer suas necessidades traçando estratégias tanto da empresa como dos produtos e/ou serviços prospectando novos clientes e buscando fidelizar os já conquistados.

Mas vamos muito além disso

2018 começou e estamos frente a novos desafios que precisam ser enfrentados visando superar os desafios oferecidos pelo mercado.

Conversamos com a equipe comercial da Andreani Logística Brasil e colocamos aqui alguns pontos relevantes para levar em conta nas operações realizadas pela equipe comercial.

Conhecer o cliente é fundamental

Segundo a Gerente de Negócios Juliana Jacintho, que atua há 9 anos no setor de Logística, onde atua com a gestão de clientes estratégicos de armazenagem e transporte, “conhecer o cliente é importante e é um dos pontos fundamentais na cadeia de relacionamento, é preciso compreender todas as suas necessidades e expetativas com o objetivo de apresentar as soluções que mais se adequem à empresa”, afirma.

O que realmente interessa oferecer para o cliente? Preço ou qualidade?

Aqui entramos em um dilema muito importante no negócio. Preço ou qualidade? Ou ambos? Marisa Lins, Gerente de Negócios da Andreani Logística, atuando no mercado de Logística há 6 anos, afirma que “preço e qualidade caminham juntos para que nosso trabalho de logística não se torne simplesmente comodity. Hoje se entende a importância da logística em relação ao planejamento e coordenação dos processos que integram o caminho pelo qual o produto percorre até a entrega aos consumidores finais juntamente com as metas empresariais de otimização total para garantir a rentabilidade como um todo”.

Outra questão que precisa ser melhorada e superada é a informação. O cliente quando contrata um Operador Logístico procura não apenas qualidade e melhor custo, ele procura ferramentas que fornecem visibilidade de suas operações para que ele consiga acompanhar cada etapa do processo “com o objetivo de avaliar prazos, definir estratégias e agir no tempo certo em casos de desvios”, afirma Juliana Jacintho.

A sintonia sempre fará a diferença em qualquer área de atuação. O engajamento em relação ao que foi citado anteriormente em entender as necessidades e expetativas do cliente, é o ponto principal. “O interesse em fazer o melhor, em entender este processo e trabalhar na melhoria continua faz parte de uma sintonia entre as pessoas diretamente ligadas ao processo desde as pessoas que trabalham na operação ao colaborador responsável pela gestão da empresa”, acrescenta Marisa Lins.

Todos estes pontos permitem que uma estratégia comercial na área tenha sucesso e cada vez mais saber que estamos andando na direção correta. Estar sempre na busca constante de melhoria continua dos processos e serviços tem que ser fundamental e o ponto inicial para um sucesso garantido.

E você, quais os desafios segundo seu ponto de vista?

 Texto: Ariel Acosta – Especialista de Marketing Andreani Logística

Foto (de esquerda para direita) Marisa Lins, Gerente de Negócios Andreani Logística, Juliana Jacintho, Gerente de Negócios Andreani Logística 

 

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