Andreani

03/04/2014

Caso de Gestão Logística

Compartilhar a visão do negócio com o operador logístico para somar valor e potenciar um modelo de venda direta

Em 2010, Essen Alumínio SA na Argentina, propôs uma mudança na dinâmica de negócio que envolvia uma série de modificações quanto ao modo de operar sua força de venda. Compartilhar essa visão com o operador logístico era um aspecto chave para conseguir o objetivo. Assim, em 2011, deram os primeiros passos, desenvolvendo e instrumentando as ferramentas necessárias. Em 2013, a Essen consegue contar com mais de 12.000 empreendedoras independentes, que fazem demonstrações das panelas e vendem, entrando os pedidos na Web Site do Negócio Essen.

 

Sob Essen Alumínio SA

A Essen é uma empresa nascida na Argentina, na cidade do Venado Tuerto, província de Santa Fé, que desde 1980 acompanha as famílias argentinas com produtos para a cozinha. Hoje, mais de 12.000 empreendedoras independentes são a força motora de seu sistema de venda direta Multi-nível de grande sucesso. Elas são as responsáveis dos produtos e da oportunidade de negócio para que a Essen chegue a milhões de pessoas em todo o país e ultrapasse as fronteiras. Estima-se que perto dos 80% das casas argentinas tem pelo menos uma peça Essen na sua cozinha. Sua fábrica de panelas de alumínio fundido é considerada a maior do mundo; ali trabalham com tecnologias de vanguarda e um sistema de processos contínuos, para produzir as peças de desenho único e qualidade certificada que diferençam a Essen.

 

Na busca de maior flexibilidade

A partir dos volumes que suas empreendedoras independentes estavam vendendo, na Essen observaram a conveniência de mudar aspectos logísticos. Assim foi como a partir da uma revisão dos processos detectaram a necessidade de elevar o nível de resposta para suas Empreendedoras Independentes.

A regra foi tornar mais flexível o modelo de venda direta mediante apenas um operador logístico com cobertura nacional, que possa oferecer o suporte adequado para ganhar velocidade nas entregas em qualquer ponto do país e, desse modo, suas empreendedoras independentes puderam maximizar suas vendas.

 

O novo sistema

Com um único operador logístico como sócio e compartilhando uma mesma visão do negócio, conseguiu-se somar ao modelo de venda direta “a data prometida da entrega”.

A partir do momento em que as empreendedoras independentes entram com os pedidos de produtos na Web do Negócio, na Essen fazem um corte semanal e transferem os pedidos e as notas ao armazém da Andreani da Filial Benavidez, para que os pedidos possam ser preparados. Os mesmos passam pela “alfândega”, no jargão da Andreani até chegar ao crossdock, onde se faz a etiquetagem e ingressam no sistema de distribuição.

Informando a data de entrega dos pedidos, em função das localidades de destino e os tempos acordados, enquanto a Essen, por sua parte, comunica todas as empreendedoras independentes através de mensagem de texto pelo celular e via e-mail, publicando a data  prevista na sua Web do Negocio. Deste modo, cada empreendedora independente espera na sua casa a entrega dos produtos na data prometida, podendo realizar o acompanhamento do envio e a prova de entrega digital.

 

Recursos logísticos

Destinamos 1.900 m² do armazém 2 de nossa Filial Benavídez, com 2.100 posições pallets para a operação logística, onde além do armazenamento se realizam todos os processos relacionados a administração do estoque e preparação dos pedidos.

Para fazer a distribuição física do produto acabado no canal “indivíduos”, representado pelas empreendedoras independentes, entregamos mensalmente 12.500 envios nas seguintes proporções: 35 % na área metropolitana de Buenos Aires; 52 % no Interior do país e 13 % no Sul mediante o transporte Cruz del Sur.

 

Resultados da mudança

A Essen conseguiu potenciar seu modelo de venda direta desenvolvendo uma aliança estratégica com apenas um operador logístico com o qual compartilha a visão do negócio.

As empreendedoras independentes foram adaptando-se e modificando o modo de trabalhar “seu negócio”, estas expressam estar contentes com o nível de serviço.  Poder realizar pedidos mais de uma vez ao mês, aumentando suas vendas e ter maior flexibilidade e melhores ferramentas de gestão de entrega, é prova da efetividade do novo sistema.

 

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